27 mar

NR-06 Conheça a definição legal de EPI

A segurança no trabalho deve estar sempre em primeiro plano, tanto para trabalhadores quanto para a empresa. Para isso, é fundamental que os funcionários atuem com responsabilidade, tomando conta de todos os detalhes e sempre atentos às Normas Regulamentadoras responsáveis por estabelecer as regras e fornecer orientações referentes à segurança e medicina do trabalho.

A Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6) determina a necessidade de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atividades profissionais consideradas de risco. Os dispositivos devem ser fornecidos pela empresa contratante, que também é responsável por oferecer treinamentos constantes para garantir o bom uso dos equipamentos e a conscientização a respeito dos riscos que envolvem a atividade profissional.

Definição de EPI segundo a NR-06

Sigla para Equipamento de Proteção Individual, o EPI é um equipamento que deve ser utilizado pelo trabalhador durante sua atividade profissional, a fim de evitar acidentes e riscos à sua saúde.

A NR 6 determina que toda empresa deve oferecer os equipamentos de proteção de forma totalmente gratuita e sem o desconto no salário. O EPI deve estar sempre em perfeito estado de conservação, e o funcionário deverá ser treinado para aprender como utiliza-lo corretamente.

Ao empregado, cabe a tarefa de sempre utilizar o EPI para a finalidade a que o dispositivo é destinado, além de se responsabilizar por conservar o equipamento e sempre comunicar a empresa quando o EPI estiver impróprio para uso.

Quais são os principais EPIs?

Cada tipo de empresa possui seu kit de EPIs diferente, que depende do tipo de risco e trabalho realizado pelos funcionários. Entre os principais EPIs utilizados em empresas e indústrias, podemos citar:

Fonte: https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/conheca-definicao-legal-de-epi-segundo-nr-6/

related posts