08 out

Conheça os benefícios da Certificação Ambiental ISO 14001:2015 Sistemas de Gestão Ambiental

A sociedade, por meio dos clientes e dos órgãos reguladores, tem exigido cada vez mais dos empreendedores a condução dos negócios com responsabilidade ambiental. A postura com relação a esse ponto é crucial para a perenidade do negócio. A dúvida está em definir o que caracteriza uma atuação adequada sob os aspectos ambientais, já que cada segmento econômico tem características peculiares. Uma forma de ter clareza e reconhecimento é seguir as recomendações contidas na ISO 14001:2015, que estabelece diretrizes básicas para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental nas empresas. Esta é a norma mais conhecida da série ISO 14001:2015, que aborda vários aspectos da Gestão Ambiental. Face ao exposto, iremos destacar os 6 benefícios chaves da ISO 14001:2015 que são os seguintes:

1) Melhorar a imagem e a credibilidade da sua empresa

post_1b

Se os seus contratos ou propostas requerem uma certificação ISO 14001:2015, então este é um benefício óbvio. Mas, mesmo se este não for um requisite formal, muito frequentemente seus clientes, vizinhos, e a comunidade local estarão interessados em como você cuida do ambiente ao seu redor. Cada vez mais, clientes estão preocupados sobre as práticas ambientais das organizações que produzem os produtos que eles usam. Uma forma de assegurar a todas estas pessoas que você está comprometido em gerenciar seus impactos ambientais é ter um Sistema de Gestão Ambiental demonstrável para identificar e controlar estes impactos. Isto pode melhorar a imagem da sua empresa, além de ajudar a manter uma boa imagem pública, e melhorar as relações com a comunidade que podem ajudar a melhorar sua participação no mercado com estas partes interessadas.

2) Ajudar a sua empresa à estar em conformidade com Requisitos Legais

post_1c

Um dos benefícios mais importantes que podem ser derivados da implementação da ISO 14001:2015 é prover a sua empresa uma estrutura para identificação, monitoramento e manutenção da conformidade com os vários requisitos ambientais que se aplicam aos seus processos. Claro que a empresa tenta seguir todas as leis aplicáveis antes de implementar um Sistema de Gestão Ambiental, mas o sistema em si não pode ajudar em manter sua conformidade. Adicionalmente, a implementação dirá as pessoas que você se importa com o ambiente, e tem uma estrutura comprovada para a identificação e manutenção da conformidade com os vários requisitos legais, regulatórios e contratuais, desta forma melhorando a imagem e credibilidade da sua empresa da mesma forma que anteriormente.

3) Melhoria em controle de custos

post_1d

Todas as organizações querem reduzir custos este é um fato da vida na economia mundial de hoje, mas você pode imaginar como um sistema de Gestão Ambiental pode ajudar com o controle de custos. A primeira forma como isto pode acontecer é pelo uso de seu sistema para identificar, controlar e reduzir o número de incidentes ambientais que ocorrem, os quais podem onerar sua organização através da responsabilização por custos de multas, limpeza e reparações. Em segundo lugar, a empresa pode usar o aspecto de melhoria do Sistema de Gestão Ambiental para ajudar a reduzir os custos ao trabalhar para conservar a energia e os materiais de entrada requeridos pelos processos de sua organização.

4) Maior taxa de sucesso ao se implementar mudanças

post_1e

Quando a sua empresa está tentando fazer as melhorias descritas acima, é importante assegurar que você está trabalhando com dados bons e precisos, que são elementos chave da norma ISO 14001:2015. Ao colocar estas atividades de melhoria em prática, a sua empresa pode aumentar grandemente suas chances de ser bem-sucedido na primeira vez ao rastrear a melhoria através de uma boa coleta de dados e mesmo que a iniciativa saia dos trilhos e, descobrirá isto mais cedo de que forma que você pode corrigir problemas e se recuperar mais rápido. Isto pode economizar ainda mais tempo e dinheiro.

5) Permitir melhorias de processos mais rápidas

post_1f

O elemento da melhoria continua que está integrado aos requisites da ISO 14001:2015 podem ser usados para ajudar sua organização a se mover de pequenas melhorias em direção de melhorias maiores para os seus processos organizacionais. Através destes processos sistemáticos, você pode construir melhor sua imagem pública e reduzir seus custos como identificado acima, mas continuar a fazer isto pode ajudar os seus empregados a encontrar formas novas e melhores de reduzir seu impacto ambiental e economizar tempo e recursos quando eles melhoram os processos. Quando as pessoas estão envolvidas em uma cultura que os utiliza para trabalhar em direção a metas comuns de melhoria, eles estão mais engajados de forma geral.

6) Reduzir a rotatividade dos empregados

post_1g

Portanto, apesar das vantagens, ainda são apenas 344 as empresas certificadas em ISO 14001:2015 no Brasil, afirma o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), organismo credenciador oficial brasileiro. A tendência é que esse número cresça de forma significativa diante do aumento das responsabilidades das empresas nos impactos ambientais de sua atividade e das exigências do mercado. O respeito ao meio ambiente será questão de sobrevivência das empresas num futuro próximo, aposta da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), organização que além de fazer a versão brasileira das normas ISO (International Organization for Standardization), também é autorizada a emitir certificações.

Fonte. www.abntcb25.com.br; MR Safety Soluções em Engenharia & Coaching.

Certificação

0 Comment

related posts